Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. O bairro do Pelourinho é seu coração histórico, com vielas de paralelepípedo terminando em praças grandes, prédios coloridos e igrejas barrocas, como São Francisco, com trabalhos em madeira revestidos com ouro.
A culinária baiana vem de origem africana, com seus famosos temperos de sabores fortes como o azeite de dendê, leite de côco, pimenta e gengibre.
Há também os pratos herdados pelos portugueses, denominados “culinária sertaneja” .
A farinha “de guerra” provém da culinária indígena tupinambás e tapuias.
É também muita rica no artesanato, a produção de cerâmica feita artesanalmente e assados em fornos artesanais é conhecida como a mais bonita da região de Salvador
O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.

Pontos turísticos:
Pelourinho:O Pelourinho é um bairro da capital baiana situado no centro histórico. Uma das principais atrações turísticas de Salvador, o Pelô – como é conhecido popularmente – reúne as riquezas arquitetônicas barrocas dos séculos passados, em suas igrejas e casinhas
Mercado modelo:Principal espaço comercial para o artesanato em Salvador, o Mercado Modelo foi construído no século 19 – mais precisamente em 1861 – e fica localizado na Cidade Baixa. Há vários boxes que comercializam produtos artesanais e as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.Principal espaço comercial para o artesanato em Salvador, o Mercado Modelo foi construído no século 19 – mais precisamente em 1861 – e fica localizado na Cidade Baixa. Há vários boxes que comercializam produtos artesanais e as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.
Praia da barra: A praia, que também é identificada como Porto da Barra, fica perto do centro de Salvador e possui ambulantes que vendem cerveja, água, refrigerante e alguns petiscos, sendo apreciada por moradores e turistas que gostam de passar o dia comendo e bebendo entre um mergulho e outro. Como as águas são quentinhas e calmas, ela é ideal para quem tem crianças ou não gosta de mares agitados.
Farol da barra: O farol da Barra, erguido em 1698, está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra – mais antiga construção militar do Brasil (que data de 1534) – e é um dos pontos turísticos mais conhecidos em Salvador, sendo identificado por turistas de outras cidades como um monumento símbolo da cidade
Elevador Lacerda: Situado em frente ao Mercado Modelo, o Elevador Lacerda é, da mesma forma que o Farol da Barra, um monumento que simboliza Salvador. Ele faz a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e quando foi inaugurado, em 1863, era considerado o elevador mais alto do mundo, com seus imponentes 73 metros de altura.
Igreja de nosso senhor do bom fim: Erguida em 1772, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador. A decoração interior segue o estilo neoclássico, enquanto a fachada é revestida com azulejos de Portugal do século 19.Erguida em 1772, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador. A decoração interior segue o estilo neoclássico, enquanto a fachada é revestida com azulejos de Portugal do século 19.

